sábado, 27 de agosto de 2011

O mercado de Trabalho no ramo Hoteleiro

"Com a realização de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Brasil investirá ainda mais na construção de hotéis, especialmente nas capitais que abrigarão as partidas e provas", calcula Elisabeth Abdala, coordenadora do curso tecnológico de Hotelaria da PUCRS.

Por isso, para ela, o mercado tende a continuar a crescer, a exemplo do que ocorreu em 2009. A professora destaca ainda que a boa fase da imagem do Brasil no exterior também incentiva a vinda de turistas, aumentando a necessidade de mão de obra qualificada. As áreas em destaque são as tradicionais, como eventos e administração, e a prestação de serviços de hotelaria, alimentação e governança, principalmente em hospitais e condomínios, além de spas.

"O mercado valoriza os profissionais que, além do conhecimento em hotelaria, sejam especializados em hospitalidade", diz a coordenadora. São Paulo é a cidade brasileira que mais recebe visitantes durante a semana em razão do grande volume de negócios - são 45 mil eventos por ano - e, assim, absorve muitos profissionais. O Rio de Janeiro também recepciona eventos corporativos e tem o turismo de lazer. A Região Nordeste, com novos empreendimentos internacionais, procura mão de obra especializada. Além de novos hotéis de luxo em construção, na Bahia e em Pernambuco, foram recentemente inaugurados os resorts Mussulo, na Paraíba, o Il Campanário Vilaggio, em Florianópolis, e o Kenoa Beach, em Alagoas. O turismo no sul do país também cresce e, portanto, as oportunidades para o egresso aumentam. Por causa da proximidade com Chile, Argentina e Uruguai, os profissionais da Região Sul também encontram vagas nesses países.

A área acadêmica apresenta boas perspectivas, pois muitas faculdades e vários cursos técnicos de Hotelaria precisam de pessoas capacitadas para dar aulas. Nas grandes capitais, os hospitais privados também têm investido em hotelaria de luxo para dar mais conforto aos pacientes.

Salário inicial: R$ 638,99 (fonte: Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região).

Nenhum comentário:

Postar um comentário